TUDO O QUE PRECISA, VOCÊ ENCONTRA AQUI! O BLOGUE CULTURAL FEITO POR BENGUELA, EM BENGUELA E PARA BENGUELA, COMO VOCÊ NUNCA VIU... E VOCÊ NEM IMAGINA: É INCRIVELMENTE COMPATÍVEL COM OS SEUS GOSTOS. SIGA-NOS JÁ!
sábado, 28 de agosto de 2010
Club de Imprensa de Benguela capacita jornalistas da Rádio Mais
Benguela, 28/08– Um grupo de jornalistas da Rádio Mais, no município do Lobito, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Benguela, beneficiou-se recentemente, de uma acção de formação subordinada aos géneros jornalísticos e normas de redacção que visou refrescar os conhecimentos para melhorar o seu desempenho profissional.
O seminário, uma iniciativa conjunta entre o Club de Imprensa de Benguela (CIB) e a Direcção da Rádio Mais, inseriu-se nas comemorações alusivas ao primeiro aniversário daquele canal radiofónico comercial generalista, que se hoje se celebra.
No encontro, foram abordados temas sobre “Valores da Informação, como a proximidade, importância, polémica, emoção e repercussões”, “A reportagem”, “A entrevista”, “ A notícia”, “Estilos jornalísticos”, “O domínio da língua de trabalho (português) ” e “Adequação de termos”.
Os conteúdos, ministrados pelos jornalistas José Honório e Edson Santos, da Agência Angola Press (ANGOP) e da Emissora Provincial de Benguela, da Rádio Nacional de Angola, respectivamente, também abrangeram a “Perspectiva económico-social da informação”, “Procedimentos na elaboração de notícias” e “Uso adequado dos verbos e pontuação”.
De acordo com o presidente do Club de Imprensa de Benguela, Eugénio Ferreira, que falava à Angop, a iniciativa visou aconselhar os jornalistas face aos valores da informação, além do domínio das técnicas de redacção, que passa pela leitura assídua e pelo intercâmbio entre os profissionais da classe.
Segundo o responsável, a superação técnico-profissional permanente dos jornalistas é uma das áreas eleitas pelo CIB a fim de que seja assegurada a qualidade, o rigor e a responsabilidade no trabalho dos profissionais dos diversos órgãos de Comunicação Social na província de Benguela.
Chamou a atenção dos jornalistas para a necessidade de se preocuparem com a sua formação académica e permanente técnico-profissional para se manterem actualizados e competentes para manusear as novas tecnologias de comunicação.
Para ele, o domínio das tecnologias de informação e comunicação disponíveis nos órgãos de Comunicação Social constitui um imperativo que contribui no aprimoramento do trabalho dos jornalistas.
O chefe de Informação da Rádio Mais no Lobito, Rui Fernandes, agradeceu, por sua vez, a disponibilidade do CIB, visto que o seminário elevou o conhecimento dos jornalistas da emissora privada.
Prometeu a realização de eventos dos géneros, a breve trecho, para continuar a estimular a aprendizagem dos profissionais e a promover a troca de experiências com colegas dos demais órgãos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário