sábado, 28 de agosto de 2010

Escritor Sanene se estreia com livro poético lírico




Benguela – “Amor Deixado em Silêncio” é o título da primeira obra literária, em poesia, da autoria do jovem escritor angolano, Isidro Sanene, de 21 anos, e cujo lançamento ao mercado nacional aconteceu em Setembro de 2009, na Rádio Morena Comercial, em Benguela, em sessão de venda e assinatura de autógrafos.

O literato Isidro Sanene, que informou o facto ao OL, em Benguela, manifestou-se regozijado porque vai realizar um sonho nobre, acrescentando que o livro poético chama atenção fundamentalmente da juventude para a necessidade de promover e valorizar mais o mosaico literário angolano.
Segundo o jovem autor, de tal maneira que a criação poética está escrita, prestará um contributo na consciencialização dos adolescentes e jovens para redobrarem os seus esforços na pesquisa quantitativa e qualitativa da literatura para que a sua identidade cultural seja erguida diante do mundo.
Para o escritor, natural da cidade de Benguela, o título do livro deve-se ao facto de as pessoas tenderem nos dias que correm expressar o amor de um modo transparente, ou seja, descartam os seus valores intrínsecos, daí que o livro também exorta-as a evitarem confundibilidades perante este sentimento puro e vivo.
Sanene disse que é o amor capaz de tudo fazer, indo além da consciência, pelo que deve basear-se numa partilha recíproca e responsável para que os homens de distintos estratos sociais desfrutem cabalmente dos seus objectivos, entre os quais, o bem-estar moral, espiritual, material e psicológico.
“Nota-se que o amor tem sido algo ofuscado e banalizado”, salientou o escritor benguelense, para quem por essa razão a obra referida pretende resgatar nos corações dos angolanos este sentimento que é o mais perfeito vínculo de união entre as pessoas e que supera todas as dificuldades da vida.
“O livro poético, escrito há dois anos, mostra deveras sobre como é prejudicial tentar tratar o amor de forma vã”, frisou, adiantando que nos amantes da arte de ler e escrever tanto em Benguela quanto no resto do país a obra estimulará a importância de um amor verdadeiro e compartilhado que traga felicidade a todos.
O “Amor Deixado em Silêncio”, de acordo ainda com o seu autor, está escrito para que se cultive nos corações dos leitores jovens angolanos o desejo de preservarem os valores morais que conduzam ao um amor digno.
Isidro Sanene, que se estreia com esta obra nas lides literárias, nasceu em 1988 em Benguela. É estudante do ensino médio no curso de ciências económicas e jurídicas, bem como artista plástico desde os 15 anos, tendo já confeccionado 23 quadros nos estilos surrealismo, abstraccionismo e técnica mista.
Com 46 páginas, num total de 36 poemas líricos, o livro já citado, que será publicado com a chancela da editora angolana Kat-Empreendimentos e Consultoria, com sede em Benguela, e sob a égide da colecção Safra Nova, traz mil exemplares de tiragem inicial, custando cada mil kwanza


Sem comentários:

Enviar um comentário