quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ibope e Sensus indicam eleição de Dilma no 1o turno

29 de setembro de 2010 16:25
reuters
Raymond Colitt e Natuza Nery
BRASÍLIA (Reuters) - A candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff (PT), ainda tem uma boa chance de vencer a eleição presidencial no primeiro turno, no próximo domingo, apesar de escândalos recentes que afetaram sua campanha, mostraram duas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira.
Os dois levantamentos mostraram Dilma confortavelmente acima dos 50 por cento dos votos válidos, que ela precisa para evitar um segundo turno no dia 31 de outubro contra José Serra (PSDB) e para se tornar a primeira mulher presidente do Brasil.
A ex-ministra-chefe da Casa Civil do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 3 pontos percentuais na pesquisa realizada pelo instituto Sensus, para 47,5 por cento. Ela, no entanto, ainda tem 54,7 por cento dos votos válidos, quando são excluídos os brancos e nulos, de acordo com o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Dilma aparece com 55 por cento dos votos válidos em uma outra pesquisa, realizada pelo Ibope por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mesmo patamar em que estava na pesquisa deste instituto na semana passada
Serra, ex-governador de São Paulo, não conseguiu tirar vantagem da perda de fôlego de Dilma e perdeu 1 ponto percentual, para 27 por cento no levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e registrou 25,6 por cento na sondagem do Sensus.
A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, candidata do PV, que tem poucas chances de chegar a um eventual segundo turno, ficou com a maioria dos votos perdidos pelos adversários nas pesquisas recentes. Ela subiu quase 3 pontos, para 11,6 por cento na pesquisa Sensus, e 1 ponto, para 13 por cento, no Ibope.
Dilma, que aos 62 anos disputa sua primeira eleição, tem se aproveitado da popularidade de Lula e do bom momento econômico para liderar em todas as pesquisas.
De acordo com o Sensus, somente 4 por cento dos eleitores desaprovam o governo Lula, numa sinalização da batalha enfrentada por Serra nesta eleição.
Dilma viu sua vantagem ser reduzida recentemente, em meio a denúncias de corrupção que levaram à demissão de sua ex-assessora Erenice Guerra do comando da Casa Civil.
EFEITO DE ESCÂNDALOS PERDEM FORÇA?
Os 55 por cento dos votos válidos para Dilma representam 6,3 milhões de votos acima da marca dos 50 por cento, segundo o diretor do Sensus, Ricardo Guedes. Para ele, os efeitos de denúncias de corrupção é limitado e é improvável que anule a vantagem de Dilma.
"Um tipo de fadiga da corrupção está se estabelecendo", disse Guedes, acrescentando que os eleitores de menor renda e de menor escolaridade estão decididos em seu apoio a Dilma por conta das medidas adotadas no governo Lula que agudaram a tirar milhões de pessoas da pobreza.
Rafael Lucchesi, diretor da CNI, faz raciocínio semelhante. "(O caso Erenice) pode ter tido um impacto grande na opinião pública, mas não se refletiu objetivamente no quadro eleitoral."
Uma pesquisa do Datafolha divulgada na terça-feira mostrou perda de apoio a Dilma na classe média, aumentando as chances de a eleição ser decidida no segundo turno .
As duas pesquisas divulgadas nesta quarta-feira mostram que Dilma venceria Serra facilmente num eventual segundo turno, com vantagem de cerca de 20 pontos percentuais.
O Ibope ouviu 3.010 pessoas entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O Sensus entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 26 e 28 de setembro e a margem de erro de seu levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Directora do Turismo denuncia má utilização da praia da Baía de Santo António






Um dos encantos paradisíacos da urbe das Acácias Rubras

Benguela - A directora provincial de Benguela do Comércio, Hotelaria e Turismo, Maria Alice Cabral, denunciou, quarta-feira, 22, que a praia da Baía de Santo António, situada a nove quilómetros a Sul da cidade das Acácias Rubras, está a ser mal utilizada, pondo em risco a actividade turística colectiva para a qual está destinada.

A responsável confirmou essa informação aos jornalistas à margem de uma palestra subordinada ao tema “Turismo e Meio Ambiente: o caso das praias e reservas”, inserida num ciclo de actividades da Jornada Alusiva ao Dia Mundial do Turismo,

Alice Cabral disse que este ano se está a falar do turismo e da biodiversidade, por isso escolheu-se a Baía de Santo António para acolher a palestra a fim de que as pessoas vissem como a praia está a ser utilizada incorrectamente.

A directora provincial de Benguela do Comércio, Hotelaria e Turismo assumiu que nesse momento aquela praia já não pode ser considerada como adequada para o turismo.

De acordo com ela, esse facto deve-se à construção de residências de betão ao longo do perímetro da praia, o que leva a que determinados locais públicos sejam privatizados, prejudicando assim o fomento turístico.

Sublinhou que tais casas deveriam ser edificadas a 100 metros de distância da zona balnear de maneira que não criassem transtornos à actividade de laser colectiva.

Chamou a atenção das autoridades competentes sobre o mau uso de determinadas praias, nomeadamente a Baía de Santo António, para que se tomem medidas que as possam preservar.

Recheado de praias paradisíacas, além de um interior rico de reservas naturais, parques de caça, barragens, rios e águas termais, a província de Benguela revela-se um forte potencial turístico.

A província, cujo clima é tropical árido devido à Corrente Fria de Benguela que contribui para uma temperatura média anual amena, é um ponto turístico de referência em Angola, ocupando o segundo lugar depois de Luanda, com mais de 77 monumentos e 30 sítios históricos, sendo cada vez mais o destino de centenas de angolanos e estrangeiros à procura de sol e das famosas noites das cidades de Benguela e do Lobito.


Responsável apela à unidade para ultrapassar crise entre hoteleiros de Benguela



José Honório em turismo em Windhoek em 2009

Benguela – O presidente da Associação Provincial de Benguela dos Hoteleiros, Jorge Gabriel, chamou esta quarta-feira, 29, nesta cidade, a atenção dos filiados para reforçarem a unidade entre si a fim de que sejam alcançados os objectivos comuns, pondo fim à actual crise reinante na classe.

O responsável, que falava a propósito do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 deste mês, afirmou que para se ultrapassar a crise que a classe hoteleira em Benguela está a atravessar é necessário que os operadores sejam mais coesos e fortes.

Jorge Gabriel asseverou que apesar dessa situação os agentes hoteleiros vão continuar a lutar e a defender a sua causa nobre face às metas preconizadas, como a dignificação e a valorização da classe junto à sociedade.

O responsável reconheceu que os avanços registados no sector nos últimos anos resultam do intenso e positivo trabalho desenvolvido pelo Governo em parceira com a colaboração de alguns operadores do ramo da hotelaria.

Adiantou que para uma gestão adequada das infra-estruturas hoteleiras torna-se importante a continuidade na formação técnico-profissional dos agentes de forma a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

O presidente da Associação Provincial de Benguela dos Hoteleiros manifestou, por outro lado, o descontentamento da classe por causa da falta de incentivos.

“Estamos zangados, pois há 34 anos que a classe não se beneficia de nenhuma linha de crédito da parte do Governo, que a permitisse se desenvolver sem ter que recorrer aos créditos bancários com juros altíssimos”, frisou.
 
Explicou que a classe vai, por isso, reunir brevemente com a direcção provincial de Benguela do Comércio, Hotelaria e Turismo para se encontrar linhas orientadoras e que sejam melhores para os agentes.

“ Este é o momento de se apostar seriamente na organização e na valorização do trabalho prestado pela classe, isto porque hoje o contexto é melhor em relação ao passado, o que exige que os operadores acompanhem tal evolução”, realçou.

A par disso, aproveitou ainda a ocasião para sublinhar a importância de o empresariado nacional ser protegido face às condições financeiras com que os parceiros estrangeiros se apresentam, beneficiando de taxas mais baixas do que os anfitriões.

 Para reverter esse quadro, notou que tem que ser criada uma linha de crédito, para que os empresários angolanos discutam com o estrangeiro em pé de igualdade.


Televisão e internet por cabo de fibra óptica já funcionam em Benguela

José Honório, intervindo na Rádio Benguela. 

Benguela – As novas instalações técnicas da operadora TVCABO, vocacionada à distribuição simultânea de televisão e de internet, através de cabos de fibra óptica, foram oficialmente esta quarta-feira abertas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), município do Lobito, província de Benguela, no âmbito da sua política de expansão.

Orçado em 12, 8 milhões de dólares norte-americanos, o pólo técnico da TVCABO, construído em menos de um ano pela empreiteira angolana Benguela Construções, é o centro nevrálgico da infra-estrutura implantada para atender aos clientes nas cidades de Benguela, do Lobito e da comuna da Catumbela.

O empreendimento, cuja base principal da rede é a fibra óptica, o meio mais avançado de transmissão capaz de suportar os serviços de nova geração, como a televisão de alta definição (HD), TV 3D e a interactividade, foi inaugurado pelo vice-governador provincial de Benguela para o Sector Económico e Social, Agostinho Felizardo.

Além da infra-estrutura, que conta com oito megas antenas para recepção e transmissão do sinal, apresentando um elevado nível de qualidade, consistindo numa rede convergente avançada de banda larga baseada em IP que permite serviços diversos,  como voz, vídeo e dados em simultâneo, a TVCABO abriu uma loja de apoio ao cliente em Benguela e outra no Lobito. Também criou equipas especializadas na instalação dos serviços e resolução de avarias.

Falando no acto de abertura das instalações técnicas, o director-geral da operadora pioneira na distribuição de televisão e de internet em Angola por cabo, Francisco Ferreira, afirmou que a TVCABO é fruto duma parceria entre a Angola Telecom e a Visabeira.

Explicando que a TVCABO é uma empresa com forte implantação na África Austral desde o ano de 2000, altura em que iniciou a sua actividade, o responsável disse que em Angola a operação nasceu em Luanda em 2005 a cargo da Angola Telecom e do grupo Visabeira, dois operadores fortes devido à sua reconhecida competência técnica.

Desde o início da operação em 2005, segundo Francisco Ferreira, já foram investidos somente em Luanda mais USD de 42 milhões, consubstanciados em infra-estruturas de rede, equipamentos de recepção e transmissão, além de sistemas de informação, enquanto o investimento em Benguela já ultrapassa os 12 milhões.

Asseverou que a TVCABO pretende assumir-se como uma operadora de referência em termos de dados e de conteúdos televisivos, com a missão de melhorar sempre o serviço prestado ao cliente, ultrapassando as suas expectativas e caminhando permanentemente na inovação.

“A nossa estratégia assenta em quatro pilares, como inovação, serviço, qualidade e crescimento”, destacou, sublinhando que do ponto de vista de inovação, a TVCABO é o primeiro operador “Dual Play”, que por cabo oferece aos clientes televisão e internet com recurso à rede digital que garante uma qualidade de imagem e o acesso a um conjunto de serviços de elevado valor acrescentando.

Avançou que este ano foram adicionados 20 novos canais à grelha de programação, elevando para mais de 150 o número destes, alguns dos quais em tecnologia de alta definição (HD).

“Nessa fase experimental, que está a decorrer sem sobressaltos, já temos registados duas centenas de clientes em ambas as cidades, os quais já podem usufruir dos canais em HD”, adiantou, admitindo que os equipamentos instalados ainda permitem possibilidade de gravação de conteúdos.

Em relação à internet, o interlocutor acentuou existirem serviços cuja velocidade de conexão vai até os 8 Megabytes, apenas em Luanda, estando disponível em Benguela circuitos “ponto a ponto” até um gigabyte, aos quais os clientes têm estado a aderir de forma maciça.

Assistiram à abertura oficial do pólo técnico da TVCABO, além de entidades do governo provincial de Benguela, magistrados judiciais, empresários, o director técnico da operadora, João Botelho, o delegado da Visabeira em Angola, Gil Silveira, o cônsul-geral de Portugal em Benguela, Alexandre Leitão, e o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo.