Benguela, 30 set (BOL) – O director-geral da TVCABO em Angola, Francisco Ferreira, revelou esta quarta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, que os serviços televisivos e de internet por cabo de fibra óptica poderão ser estendidos, no máximo, até ao próximo ano, às províncias da Huíla, do Huambo e de Cabinda.
Segundo Francisco Ferreira, que interveio na cerimónia de inauguração das instalações técnicas da TVCABO no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela, a expansão da rede da operadora àquelas províncias é um “grande” desafio, por isso está-se a elaborar um estudo sobre a rentabilidade do projecto.
Embora não se tenha definida a data para o início da operação, avançou que a operadora pioneira na distribuição simultânea de televisão e de internet por cabo em Angola espera se implantar numa das três localidades no início de 2011.
O responsável também apontou como outro próximo desafio tornar, até ao primeiro semestre do próximo ano, a TVCABO no único operador em África a oferecer o serviço Triple Play (televisão, internet e voz),
“Penso que estamos em condições de, até ao primeiro semestre de 2011, oferecer simultaneamente conteúdos em televisão, internet e voz, isto porque os equipamentos técnicos existentes nos permitem levar tais benefícios à casa do cliente”, assegurou, optimista, o director-geral da TVCABO em Angola.
Admitiu a possibilidade de o número de canais vir a chegar a 250 nos próximos dois anos, contra os actuais 150, alguns deles em HD. Em 2005 havia 100, notando-se, entretanto, uma evolução neste domínio.
Está disponível, ainda de acordo com a fonte, um canal 1, mais dinâmico e interactivo, produzido pela TVCABO para os clientes e consubstanciado em entretenimento, destaque de programação, informação social e educativa, estando, porém, em fase de preparação as condições, para que a programação da TVCABO seja vista na internet.
Considerou que a revista “Viva”, lançada há duas semanas em Luanda pela TVCABO, é a única em português no país, com extractos de programação televisiva e conteúdos de entretenimento e é oferecida aos clientes a fim não só de criar maior aproximação mas de os informar das novidades.
Frisando que a TVCABO tem autonomia energética, por isso ultrapassou as falhas de energia eléctrica, o interlocutor disse que estão ligadas à rede cerca de 8.600 casas, em Benguela, e 7.600, no Lobito, o que corresponde a quase 70 porcento da expansão efectuada.
Por outro lado, contou que se pretende, através de cabos de fibra óptica, dotar as cidades do Lobito, de Benguela e a comuna da Catumbela, com a rede de maior evolução tecnológica quanto ao acesso a conteúdos e comunicação multimédia, colocando à disposição das empresas e do sector residencial serviços de alta qualidade que vão permitir um maior desenvolvimento económico e social.
“É nosso objectivo colocar Benguela, Lobito e Catumbela no topo do desenvolvimento tecnológico no país e criar novas oportunidade de emprego, com quadros altamente especializados em termos de tecnologia e informação”, finalizou o director-geral da TVCABO.