segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Director-geral da TVCABO admite expansão dos serviços a três províncias em 2011


Benguela, 30 set (BOL) – O director-geral da TVCABO em Angola, Francisco Ferreira, revelou esta quarta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, que os serviços televisivos e de internet por cabo de fibra óptica poderão ser estendidos, no máximo, até ao próximo ano, às províncias da Huíla, do Huambo e de Cabinda.

Segundo Francisco Ferreira, que interveio na cerimónia de inauguração das instalações técnicas da TVCABO no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela, a expansão da rede da operadora àquelas províncias é um “grande” desafio, por isso está-se a elaborar um estudo sobre a rentabilidade do projecto.

Embora não se tenha definida a data para o início da operação, avançou que a operadora pioneira na distribuição simultânea de televisão e de internet por cabo em Angola espera se implantar numa das três localidades no início de 2011.

O responsável também apontou como outro próximo desafio tornar, até ao primeiro semestre do próximo ano, a TVCABO no único operador em África a oferecer o serviço Triple Play (televisão, internet e voz),

“Penso que estamos em condições de, até ao primeiro semestre de 2011, oferecer simultaneamente conteúdos em televisão, internet e voz, isto porque os equipamentos técnicos existentes nos permitem levar tais benefícios à casa do cliente”, assegurou, optimista, o director-geral da TVCABO em Angola.
Admitiu a possibilidade de o número de canais vir a chegar a 250 nos próximos dois anos, contra os actuais 150, alguns deles em HD. Em 2005 havia 100, notando-se, entretanto, uma evolução neste domínio.

Está disponível, ainda de acordo com a fonte, um canal 1, mais dinâmico e interactivo, produzido pela TVCABO para os clientes e consubstanciado em entretenimento, destaque de programação, informação social e educativa, estando, porém, em fase de preparação as condições, para que a programação da TVCABO seja vista na internet.

Considerou que a revista “Viva”, lançada há duas semanas em Luanda pela TVCABO, é a única em português no país, com extractos de programação televisiva e conteúdos de entretenimento e é oferecida aos clientes a fim não só de criar maior aproximação mas de os informar das novidades.

Frisando que a TVCABO tem autonomia energética, por isso ultrapassou as falhas de energia eléctrica, o interlocutor disse que estão ligadas à rede cerca de 8.600 casas, em Benguela, e 7.600, no Lobito, o que corresponde a quase 70 porcento da expansão efectuada.

Por outro lado, contou que se pretende, através de cabos de fibra óptica, dotar as cidades do Lobito, de Benguela e a comuna da Catumbela, com a rede de maior evolução tecnológica quanto ao acesso a conteúdos e comunicação multimédia, colocando à disposição das empresas e do sector residencial serviços de alta qualidade que vão permitir um maior desenvolvimento económico e social.

 “É nosso objectivo colocar Benguela, Lobito e Catumbela no topo do desenvolvimento tecnológico no país e criar novas oportunidade de emprego, com quadros altamente especializados em termos de tecnologia e informação”, finalizou o director-geral da TVCABO.

Vice-governador provincial impressionado com nível tecnológico da TVCABO

Benguela, 30 set (BOL) – O vice-governador provincial de Benguela para o Sector Económico e Social, Agostinho Felizardo, manifestou-se quarta-feira, no município do Lobito, impressionado face ao elevado nível tecnológico implementado pela TVCABO para a distribuição de televisão e de internet por cabo de fibra óptica aos clientes locais.

Discursando no acto inaugural das instalações técnicas daquela operadora de televisão por cabo no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela para transmissão dos seus serviços, Agostinho Felizardo declarou-se satisfeito por causa da concretização do projecto.

Considerou que o elevado nível tecnológico começa a partir de agora a impor uma alternância da oferta de serviços, na medida em que há empresas que precisam de modernizar os seus serviços de comunicação e famílias com necessidade de estar cada vez mais ligadas ao mundo da informação rápida e de qualidade.

Assegurou que da parte do governo provincial de Benguela tudo será feito, para que o projecto cresça, até porque ele traduz um caso típico de uma feliz parceira público privada, consubstanciada na Angola Telecom e no grupo Visabeira.

Agostinho Felizardo, mostrando-se optimista de que outras iniciativas vão surgir na província de Benguela, apelou à atenção das empresas, de forma que aproveitem os novos espaços de oportunidades de negócios à sua disposição.

Para o vice-governador provincial de Benguela, a execução do projecto veio ao encontro das expectativas de todos quantos acompanharam a sua implantação, pois decorreu dentro do tempo estabelecido, daí que a direcção do Executivo na província esteja satisfeito.

A seu ver, o lançamento oficial do sinal é um vector para a felicidade e a satisfação dos clientes entre as instituições familiares e as múltiplas empresas.

Afirmou que Benguela tem assistido com alegria ao surgimento de projectos à primeira vista pequenos, mas de forte impacto na vida das organizações e das famílias, tal como este da TVCABO que traz múltiplas vantagens.

“Estamos convencidos de que a empresa fará bons negócios e os consumidores desses produtos ver-se-ão obrigados a fazer investimento no sentido de corresponder à tecnologia instalada”, frisou.

As novas instalações técnicas da operadora TVCABO, vocacionada à distribuição simultânea de televisão e de internet, através de cabos de fibra óptica, foram oficialmente esta quarta-feira abertas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), município do Lobito, província de Benguela, no âmbito da sua política de expansão.

Orçado em 12, 8 milhões de dólares norte-americanos, o pólo técnico da TVCABO, construído em menos de um ano pela empreiteira angolana Benguela Construções, é o centro nevrálgico da infra-estrutura implantada para atender aos clientes nas cidades de Benguela, do Lobito e da comuna da Catumbela.

O empreendimento, cuja base principal da rede é a fibra óptica, o meio mais avançado de transmissão capaz de suportar os serviços de nova geração, como a televisão de alta definição (HD), TV 3D e a interactividade, foi inaugurado pelo vice-governador provincial de Benguela para o Sector Económico e Social, Agostinho Felizardo.

PR oficializa demissão de Ministro do Interior depois da retirada ilegal de cidadão português de São Tomé e Príncipe


Luanda, 29 set (Lusa) - O ministro do Interior angolano foi oficialmente exonerado do cargo na terça feira pelo Presidente da República por causa da "ilegal e irregular" retirada de São Tomé e Príncipe de um cidadão português por elementos da polícia angolana.

A exoneração do general Roberto Leal Monteiro "Ngongo" já tinha sido anunciada no domingo pelos serviços da Presidência e foi confirmada na terça feira à noite em comunicado enviado à agência de notícias angolana, Angop.
Na base da demissão do ministro, está o envio de um grupo de elementos da Polícia Nacional (PN) angolana a São Tomé e Príncipe para, à margem da lei e das normas internacionais, retirar do arquipélago o cidadão português Jorge Oliveira, antigo colaborador de um conhecido empresário e político angolano, o ex-deputado Mello Xavier.
Jorge dos Santos Oliveira estava acusado por Mello Xavier de irregularidades ainda por especificar e o envio do "comando" da PN angolana a São Tomé teria como fim entregá-lo à justiça angolana, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
"Não existindo um acordo de extradição entre os dois países e não tendo havido autorização judicial de qualquer autoridade competente de São Tomé e Príncipe, o referido processo de extradição foi considerado irregular e ilegal", adianta a nota da Presidência angolana.
Jorge Oliveira, antigo contabilista de Mello Xavier, foi retirado de São Tomé em dezembro de 2009 e esteve detido em Luanda até há umas semanas, tendo, entretanto, sido libertado para aguardar em liberdade o decorrer do processo judicial, por alegada fraude, embora não sejam ainda conhecidos detalhes do seu decurso em tribunal, adiantou a mesma fonte ligada ao processo.
Entretanto, o ministro da Justiça são-tomense, Elísio Teixeira, reconheceu, em declarações à RTPÁfrica, a "forma ilegal e irregular" como Jorge dos Santos Oliveira foi transportado do arquipélago de volta a Angola, referindo que o "comando" constituído por elementos do Ministério do Interior angolano contou com a "cumplicidade" de elementos da polícia local sem que, para isso, houvesse qualquer "autorização oficial".
A exoneração de Roberto Leal Monteiro do cargo de ministro do Interior de Angola, segundo a Presidência da República, resulta ainda do reconhecimento por parte do ex-ministro do "grave erro" que foi cometido.
O nome do substituto de Roberto Leal Monteiro ainda não foi anunciado.
A Lusa está a tentar desde o início da semana obter uma reação do Governo português a este caso, mas até ao momento ainda não obteve resposta.
RB.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim