sábado, 28 de agosto de 2010

HORÓSCOPO

Semanal

Jornal de Angola - Economia

Jornal de Angola - Economia

Escritor Sanene se estreia com livro poético lírico




Benguela – “Amor Deixado em Silêncio” é o título da primeira obra literária, em poesia, da autoria do jovem escritor angolano, Isidro Sanene, de 21 anos, e cujo lançamento ao mercado nacional aconteceu em Setembro de 2009, na Rádio Morena Comercial, em Benguela, em sessão de venda e assinatura de autógrafos.

O literato Isidro Sanene, que informou o facto ao OL, em Benguela, manifestou-se regozijado porque vai realizar um sonho nobre, acrescentando que o livro poético chama atenção fundamentalmente da juventude para a necessidade de promover e valorizar mais o mosaico literário angolano.
Segundo o jovem autor, de tal maneira que a criação poética está escrita, prestará um contributo na consciencialização dos adolescentes e jovens para redobrarem os seus esforços na pesquisa quantitativa e qualitativa da literatura para que a sua identidade cultural seja erguida diante do mundo.
Para o escritor, natural da cidade de Benguela, o título do livro deve-se ao facto de as pessoas tenderem nos dias que correm expressar o amor de um modo transparente, ou seja, descartam os seus valores intrínsecos, daí que o livro também exorta-as a evitarem confundibilidades perante este sentimento puro e vivo.
Sanene disse que é o amor capaz de tudo fazer, indo além da consciência, pelo que deve basear-se numa partilha recíproca e responsável para que os homens de distintos estratos sociais desfrutem cabalmente dos seus objectivos, entre os quais, o bem-estar moral, espiritual, material e psicológico.
“Nota-se que o amor tem sido algo ofuscado e banalizado”, salientou o escritor benguelense, para quem por essa razão a obra referida pretende resgatar nos corações dos angolanos este sentimento que é o mais perfeito vínculo de união entre as pessoas e que supera todas as dificuldades da vida.
“O livro poético, escrito há dois anos, mostra deveras sobre como é prejudicial tentar tratar o amor de forma vã”, frisou, adiantando que nos amantes da arte de ler e escrever tanto em Benguela quanto no resto do país a obra estimulará a importância de um amor verdadeiro e compartilhado que traga felicidade a todos.
O “Amor Deixado em Silêncio”, de acordo ainda com o seu autor, está escrito para que se cultive nos corações dos leitores jovens angolanos o desejo de preservarem os valores morais que conduzam ao um amor digno.
Isidro Sanene, que se estreia com esta obra nas lides literárias, nasceu em 1988 em Benguela. É estudante do ensino médio no curso de ciências económicas e jurídicas, bem como artista plástico desde os 15 anos, tendo já confeccionado 23 quadros nos estilos surrealismo, abstraccionismo e técnica mista.
Com 46 páginas, num total de 36 poemas líricos, o livro já citado, que será publicado com a chancela da editora angolana Kat-Empreendimentos e Consultoria, com sede em Benguela, e sob a égide da colecção Safra Nova, traz mil exemplares de tiragem inicial, custando cada mil kwanza


Hotel Mombaka anuncia apoio para promoção das artes plásticas em Benguela



Benguela – O director executivo do Hotel Mombaka, Cristiano Teixeira, anunciou domingo, em Benguela, a intenção de apoiar com seriedade e regularidade o trabalho dos artistas plásticos locais, visando o engrandecimento da cultura nacional.
O responsável revelou esse plano ao OL, a propósito da inauguração no hall daquela unidade hoteleira da exposição “Marcas de Ombaka” da autoria do artista plástico Isidro Sanene.
Acrescentou que o apoio para dar maior visibilidade à acção dos criadores locais constitui umas das “grandes” apostas da direcção do hotel referido.
Neste momento, segundo Cristiano Teixeira, é filosofia da empresa apoiar real e integralmente a acção cultural quer em Benguela, quer nas demais províncias do país.
Explicou que aquela exposição marca a abertura do espaço cultural no Hotel Mombaka, onde outros artistas locais vão encontrar a oportunidade singular de mostrar o seu trabalho à sociedade.
 “Tivemos o prazer de ter aqui o artista Isidro Sanene para o ajudar a fazer essa exposição”, sustentou, garantindo que nos próximos tempos seguir-se-ão os restantes criadores.
Além disso, qualificou a obra do artista plástico como sendo boa, razão por que a sua unidade hoteleira o está a apoiar, isto porque trata-se de um criador jovem.
Entretanto, a exposição “Marcas de Ombaka”  exibe ao público 14 quadros, entre os quais “Festas do Além”, “Pescas nas Marés”, “Paradoxo”, “Marcas de Angola”, “Noites Morenas”, “Aldeia Global”, “Metamorfose” “A Colheita” e “Amor Filosófico”, os quais foram pintados nos estilos surrealismo, técnica mista e abstraccionismo.

Sanene leiloa obras para fim beneficente em Benguela




Benguela– Duas das 14 obras patentes desde na exposição “Marcas de Ombaka”, em Benguela, vão ser leiloadas no próximo dia, cujas receitas revertem a favor de uma instituição de caridade, revelou ao OL, o artista plástico, Isidro Sanene.

O criador, que falava ao Ombaka das Letras (OL), momentos após ter inaugurado a sua primeira exposição individual no hall do Hotel Mombaka, na cidade de Benguela, considerou que o gesto beneficente visa apoiar a acção de uma instituição.

Isidro Sanene, que escusou de revelar os títulos das referidas obras e o nome da instituição que vai ser seleccionada, sublinhou que o Hotel Mombaka vai apoiar essa iniciativa sob a forma de uma cerimónia onde será feito o leilão.


Entretanto, a exposição “Marcas de Ombaka” traz ao público os quadros “Cifras de Amor”, “Festas do Além”, “Pescas nas Marés”, “Paradoxo”, “Marcas de Angola”, Enciclopédia”, “Noites Morenas”, “Aldeia Global”, “Metaformose”, “Marcas”, “A Colheita”, “Amor Filosófico” e “Recreação”, cuja confecção é sob os estilos surrealismo, técnica mista e abstraccionismo.

Para ele, a exposição “Marcas de Ombaka” têm a ver com alguns símbolos do património histórico-cultural em Benguela, como o canhão do Largo da Peça, as igrejas da Sé Catedral, da Nossa Senhora do Pópulo, a Praia Morena, o Morro do Sombreiro, entre outros.

Nascido em 1988 na província de Benguela, onde reside actualmente, Isidro Sanene é membro do Núcleo de Jovens Pintores e do Clube de Poetas e Trovadores, tendo obras espalhadas por países, como Estados Unidos da América, França e Brasil. 

Exposição “Marcas de Ombaka” já patente ao público em Benguela

Escritor Príncipe Kanhandy e Rap Everes
   

 Benguela,  - Com as obras “Cifras de Amor”, “Festas do Além”, “Pescas nas Marés”, “Paradoxo”, pintadas sob os estilos surrealismo, técnica mista e abstraccionismo, o jovem artista plástico Isidro Sanene inaugurou recentemente, em Benguela, a primeira exposição individual da sua carreira intitulada "Marcas de Ombaka”.

A mostra, que ainda incluiu quadros, como “Marcas de Angola”, Enciclopédia”, “Noites Morenas”, “Aldeia Global”, “Metaformose”, “Marcas”, “A Colheita”, “Amor Filosófico” e “Recreação” está patente no hall do Hotel Mombaka até ao dia 30 deste mês.

Em declarações ao Ombaka das Letras, por ocasião da abertura da mostra, Isidro Sanene salientou que a partir das obras as pessoas podem retirar mensagens que vão ao encontro da preservação do meio ambiente, da valorização do trabalho e da busca de soluções para se resolver os problemas sociais.

Para ele, a exposição “Marcas de Ombaka” têm a ver com alguns  símbolos do património histórico-cultural em Benguela, como o canhão do Largo da Peça, as igrejas da Sé Catedral, da Nossa Senhora do Pópulo, a Praia Morena, o Morro do Sombreiro, entre outros.

O artista plástico considera que essas marcas devem ser perpetuadas, tendo em conta o seu valor histórico ao nível da sociedade local.

Contou que as obras são inéditas e correspondem aos elementos estruturais da linguagem plástica, como os traços, as linhas, os pontos, as formas, as cores e tendências quentes, a textura, o movimento, ritmo.

Isidro Sanene reafirmou que a exposição visa alertar a sociedade para a importância da valorização, preservação e divulgação das marcas de Benguela (conhecida por Ombaka, na língua nacional Umbundu), sob a visão histórico-cultural.

 Isidro Sanene, que em se 2009 estreou no mercado literário com a obra "Utopias das Marés-Poemas de Amor", é o segundo angolano residente na cidade de Benguela a promover uma exposição individual este ano, depois de Abias Ukuma.

Nascido em 1988 na província de Benguela, onde reside actualmente, Isidro Sanene é membro do Núcleo de Jovens Pintores e do Clube de Poetas e Trovadores, tendo obras espalhadas por países, como Estados Unidos da América, França e Brasil.

Club de Imprensa de Benguela capacita jornalistas da Rádio Mais



Benguela, 28/08– Um grupo de jornalistas da Rádio Mais, no município do Lobito, a cerca de 30 quilómetros da cidade de Benguela, beneficiou-se recentemente,  de uma acção de formação subordinada aos géneros jornalísticos e normas de redacção que visou refrescar os conhecimentos para melhorar o seu desempenho profissional.

O seminário, uma iniciativa conjunta entre o Club de Imprensa de Benguela (CIB) e a Direcção da Rádio Mais, inseriu-se nas comemorações alusivas ao primeiro aniversário daquele canal radiofónico comercial generalista, que se hoje se celebra.

No encontro, foram abordados temas sobre “Valores da Informação, como a proximidade, importância, polémica, emoção e repercussões”, “A reportagem”, “A entrevista”, “ A notícia”, “Estilos jornalísticos”, “O domínio da língua de trabalho (português) ” e “Adequação de termos”.

Os conteúdos, ministrados pelos jornalistas José Honório e Edson Santos, da Agência Angola Press (ANGOP) e da Emissora Provincial de Benguela, da Rádio Nacional de Angola, respectivamente, também abrangeram a “Perspectiva económico-social da informação”, “Procedimentos na elaboração de notícias” e “Uso adequado dos verbos e pontuação”.

De acordo com o presidente do Club de Imprensa de Benguela, Eugénio Ferreira, que falava à Angop, a iniciativa visou aconselhar os jornalistas face aos valores da informação, além do domínio das técnicas de redacção, que passa pela leitura assídua e pelo intercâmbio entre os profissionais da classe.

Segundo o responsável, a superação técnico-profissional permanente dos jornalistas é uma das áreas eleitas pelo CIB a fim de que seja assegurada a qualidade, o rigor e a responsabilidade no trabalho dos profissionais dos diversos órgãos de Comunicação Social na província de Benguela.

Chamou a atenção dos jornalistas para a necessidade de se preocuparem com a sua formação académica e permanente técnico-profissional para se manterem actualizados e competentes para manusear as novas tecnologias de comunicação.

Para ele, o domínio das tecnologias de informação e comunicação disponíveis nos órgãos de Comunicação Social constitui um imperativo que contribui no aprimoramento do trabalho dos jornalistas.

O chefe de Informação da Rádio Mais no Lobito, Rui Fernandes, agradeceu, por sua vez, a disponibilidade do CIB, visto que o seminário elevou o conhecimento dos jornalistas da emissora privada.

Prometeu a realização de eventos dos géneros, a breve trecho, para continuar a estimular a aprendizagem dos profissionais e a promover a troca de experiências com colegas dos demais órgãos.