quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Televisão e internet por cabo de fibra óptica já funcionam em Benguela

José Honório, intervindo na Rádio Benguela. 

Benguela – As novas instalações técnicas da operadora TVCABO, vocacionada à distribuição simultânea de televisão e de internet, através de cabos de fibra óptica, foram oficialmente esta quarta-feira abertas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), município do Lobito, província de Benguela, no âmbito da sua política de expansão.

Orçado em 12, 8 milhões de dólares norte-americanos, o pólo técnico da TVCABO, construído em menos de um ano pela empreiteira angolana Benguela Construções, é o centro nevrálgico da infra-estrutura implantada para atender aos clientes nas cidades de Benguela, do Lobito e da comuna da Catumbela.

O empreendimento, cuja base principal da rede é a fibra óptica, o meio mais avançado de transmissão capaz de suportar os serviços de nova geração, como a televisão de alta definição (HD), TV 3D e a interactividade, foi inaugurado pelo vice-governador provincial de Benguela para o Sector Económico e Social, Agostinho Felizardo.

Além da infra-estrutura, que conta com oito megas antenas para recepção e transmissão do sinal, apresentando um elevado nível de qualidade, consistindo numa rede convergente avançada de banda larga baseada em IP que permite serviços diversos,  como voz, vídeo e dados em simultâneo, a TVCABO abriu uma loja de apoio ao cliente em Benguela e outra no Lobito. Também criou equipas especializadas na instalação dos serviços e resolução de avarias.

Falando no acto de abertura das instalações técnicas, o director-geral da operadora pioneira na distribuição de televisão e de internet em Angola por cabo, Francisco Ferreira, afirmou que a TVCABO é fruto duma parceria entre a Angola Telecom e a Visabeira.

Explicando que a TVCABO é uma empresa com forte implantação na África Austral desde o ano de 2000, altura em que iniciou a sua actividade, o responsável disse que em Angola a operação nasceu em Luanda em 2005 a cargo da Angola Telecom e do grupo Visabeira, dois operadores fortes devido à sua reconhecida competência técnica.

Desde o início da operação em 2005, segundo Francisco Ferreira, já foram investidos somente em Luanda mais USD de 42 milhões, consubstanciados em infra-estruturas de rede, equipamentos de recepção e transmissão, além de sistemas de informação, enquanto o investimento em Benguela já ultrapassa os 12 milhões.

Asseverou que a TVCABO pretende assumir-se como uma operadora de referência em termos de dados e de conteúdos televisivos, com a missão de melhorar sempre o serviço prestado ao cliente, ultrapassando as suas expectativas e caminhando permanentemente na inovação.

“A nossa estratégia assenta em quatro pilares, como inovação, serviço, qualidade e crescimento”, destacou, sublinhando que do ponto de vista de inovação, a TVCABO é o primeiro operador “Dual Play”, que por cabo oferece aos clientes televisão e internet com recurso à rede digital que garante uma qualidade de imagem e o acesso a um conjunto de serviços de elevado valor acrescentando.

Avançou que este ano foram adicionados 20 novos canais à grelha de programação, elevando para mais de 150 o número destes, alguns dos quais em tecnologia de alta definição (HD).

“Nessa fase experimental, que está a decorrer sem sobressaltos, já temos registados duas centenas de clientes em ambas as cidades, os quais já podem usufruir dos canais em HD”, adiantou, admitindo que os equipamentos instalados ainda permitem possibilidade de gravação de conteúdos.

Em relação à internet, o interlocutor acentuou existirem serviços cuja velocidade de conexão vai até os 8 Megabytes, apenas em Luanda, estando disponível em Benguela circuitos “ponto a ponto” até um gigabyte, aos quais os clientes têm estado a aderir de forma maciça.

Assistiram à abertura oficial do pólo técnico da TVCABO, além de entidades do governo provincial de Benguela, magistrados judiciais, empresários, o director técnico da operadora, João Botelho, o delegado da Visabeira em Angola, Gil Silveira, o cônsul-geral de Portugal em Benguela, Alexandre Leitão, e o administrador municipal do Lobito, Amaro Ricardo.








Sem comentários:

Enviar um comentário