terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gociante Patissa lança “A Última Ouvinte” em Benguela

Panorama da cidade de Benguela, anos 60 

Benguela, 21/09 - O escritor angolano Gociante Patissa lançou sexta-feira na cidade de Benguela um livro intitulado “A Última Ouvinte”, que reúne sete contos inéditos iniciados em 2001, e que vão desde a era colonial até ao fim do conflito armado.
A nova obra literária é uma colecção de contos que se baseiam em factos ficcionados pelo autor, nos quais se evidencia uma constante interferência de terminologias e linguajar em Umbundu, predominante na região centro e sul de Angola, segundo o texto explicativo inserto na contracapa da edição.
Além de “A Última Ouvinte”, complementam o livro, o segundo do autor do “Consulado do Vazio”, os contos “Os dentes do Soba”, “O Temível”, “os três braços do rio”, “Um natal com a avó”, “A morte da albina” e o “O Homem-da-viola”.

Falando ao OL, Gociante Patissa revelou que "A Última Ouvinte", um dos contos que compõem o livro, relata a estória de um jovem angolano apaixonado pela rádio, e que devido ao sofrimento com que se defronta começa a lavar loiça no exército.

Acrescentou que passados alguns anos, ele torna-se recruta e militar, trabalhando como radista, responsável pelas informações determinantes para o sucesso de missões durante uma guerra.

Após adoecer, continuou o autor, esse jovem viaja à cidade de Luanda onde ganha uma bolsa de estudo no curso de comunicação social que o permitiu de entrar mais tarde para rádio, onde se tornou fã seríssimo de uma ouvinte que se chama Esperança da Graça.
De acordo com o escritor, por causa de uma tragédia, o jovem deixa a profissão de radialista, daí que se atribua à criação literária o título “A Última Ouvinte”.

Trata-se de um livro com 93 páginas, editado sob chancela da União dos Escritores Angolanos (UEA), no âmbito da Colecção “Sete Egos”. Foi subvencionado pela Sonangol Holding e impresso no Brasil a cargo da Imprinta Express com uma tiragem de mil exemplares.

Daniel Gociante Patissa nasceu na comuna do Monte Belo, no município do Bocoio, província em Benguela, em Dezembro de 1978. É bacharel em Linguística Inglesa pela Universidade Katyavala Bwila e membro da União dos Escritores Angolanos.

Estreou-se no mercado literário há dois anos com o livro “Consulado do Vazio”, publicado sob a chancela da KAT em Benguela.

A inclinação de Gociante Patissa à literária revelou-se em 1996 quando participava de um programa infantil da Televisão Pública de Angola. Encarrega-se da edição do Boletim Informático, Educativo e Cultural o “A Voz do Olho” sendo também autor de diversos blogues nos quais publica poesia e crónicas, além de oficial de tráfego aéreo ao serviço da SonaAir-SA.

Assistiram ao acto de lançamento da obra, decorrido no auditório da Rádio Benguela, o secretário-geral da UEA, Carmo Neto, o escritor Francisco Soares, o reitor da Universidade Katyavala Bwila, poetas, trovadores, estudantes, familiares e amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário