quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Angospencer conclui 32 das 92 casas para jovens em Benguela

Benguela, 5/Out – Pelo menos trinta e duas casas sociais, das 92 previstas na província de Benguela, no âmbito do Programa Angola Jovem, vocacionado à minimizar a elevada procura por habitação da parte da juventude já estão concluídas a fim de que sejam apetrechadas e entregues ao Governo.

A garantia foi dada segunda-feira à imprensa, pelo vice-presidente da Angospencer, Carlos Gomes, a propósito da visita do vice-ministro para a Juventude, Yaba Pedro Alberto, ao projecto em implementação no bairro Nossa Senhora da Graça, nos arredores da cidade de Benguela.

Segundo o responsável, apesar de o projecto contemplar 92 fogos habitacionais, as casas, cuja estrutura é formada por três quartos, cozinha, sala ampla e casa de banho, vão ser dadas faseadamente ao Executivo, ao abrigo de um acordo com o Ministério da Juventude e Desportos.

Revelou a existência de condições para a entrega das restantes 60 casas até ao dia 4 de Fevereiro de 2011, já que foram ultrapassados alguns obstáculos de natureza técnica e financeira com que a obra se defrontava.

E quanto à vedação das residências, disse tratar-se de uma questão técnica que está a ser acertada, pois é um elemento acessível de se poder executar a qualquer altura.

Considerou que as habitações vieram ao encontro das pretensões dos jovens devido às dificuldades por que passam para obter uma residência própria.

“O projecto é de âmbito nacional e chega num bom momento, nesse caso se outras estruturas tomassem iniciativas do género contribuiriam para minorar o “grande” défice habitacional que grassa sobretudo na camada juvenil angolana”, referiu.

Afirmou que as casas dispõem de condições de habitabilidade aceitáveis e estão num nível médio, isto é, acima daquilo que se pode considerar uma casa social, respondendo assim à necessidade da juventude nesse domínio.

Assinalou que os jovens vão encontrar nessa iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos, também decorrente do Programa Nacional de Habitação, a solução por que procuram para ultrapassar os problemas de habitação que afectam às suas famílias.

De acordo com Carlos Gomes, a edificação das casas está a ser sustentada por uma tecnologia italiana moderna que garante maior rapidez, durabilidade, resistência e largas vantagens térmicas e acústicas apropriadas ao clima do país.

“É uma tecnologia que era desconhecida. A fomos buscar na Itália para dar respostas à grande dificuldade de acesso à habitação social que aflige a juventude e não só”, avançou, ressaltando que tais casas podem ser erguidas num prazo de 20 dias.

Ainda hoje, o vice-ministro para a Juventude, acompanhado do vice-governador provincial de Benguela para o Sector Económico e Social, Agostinho Felizardo, reuniu com o empreiteiro e o director local das Obras Públicas, Elmano Inácio, para se inteirar do actual estado de implementação do projecto de casas sociais.
Entretanto, a visita de trabalho que o governante realiza em Benguela tem a duração prevista para três dias, durante a qual se vai informar do funcionamento do Centro de Formação Profissional de Construção Civil do Luongo, da execução do Projecto Crédito Jovem, além de outras actividades.


Sem comentários:

Enviar um comentário