quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cidade de Benguela celebra 393º aniversário com nova imagem




A cidade de Benguela, capital da província com a mesma designação, situada no Oeste de Angola, assinalou a 17 de Maio, 393 anos desde que foi fundada a 17 de Maio de 1617, pelo português Manuel Cerveira Pereira, numa altura em que se apresenta com uma nova imagem para os citadinos e visitantes, fruto das obras de construção e reconstrução de infra-estruturais que a elevam cada vez mais para o mais alto patamar do desenvolvimento socioeconómico.

As terras que hoje formam esta parcela do país acabaram por despertar a atenção de Manuel Cerveira Pereira, governador-geral de Angola, entre 1603 e 1607, que nelas se estabeleceu em 17 de Maio de 1617, depois de ancorar a sua nau na baía de Santo António.

Desafiando uma vegetação densa e pântanos insulares, 130 homens europeus e nativos deram o tiro de história da cidade de “São Filipe de Benguela”, que hoje, com a paz efectiva no país, tem vindo a ganhar empreendimentos de destaque, como o Estádio Nacional de Ombaka, com capacidade de 35 mil lugares, os pavilhões multiusos Acácias Rubras e do Matrindindi, novas estradas, escolas, hospitais, pontes e projectos imobiliários modernos.

Com a construção do Caminho-de-ferro de Benguela, no início do século XX, a cidade tornou-se no grande motor da região centro e sul de Angola. Ao longo da linha foram surgindo cidades como a Ganda, o Cubal, e Silva Porto (actual Kuito), o que deu a Benguela o título de “Cidade Mãe de Cidades”.

Com um povo simpático e um litoral recheado de praias maravilhosas, a cidade é um rico potencial turístico que a torna num ponto de referência nesse domínio, em Angola, sendo cada vez mais o destino de um sem número de angolanos e estrangeiros idos de Portugal, Brasil, África do Sul, EUA, Namíbia, RDC, China, Vietname, Alemanha, Cabo Verde, Bélgica, México e Inglaterra à procura de sol, dos belos areais, das maravilhosas praias e das famosas noites locais.

Benguela, também conhecida por Cidade das Acácias Rubras, dada à quantidade dessa espécie dispersa pelas suas principais ruas, tem como principais atracções no sector de turismo as lindas praias ao longo da sua costa as quais são excelentes para banho e desportivo náutico, como a Praia Morena, de Santo António, do Pequeno Brasil e do 27.

O Parque Regional de Chimalavera, 40 quilómetros da cidade de Benguela, onde se pode ver o pulo fascinante da Cabra de leque, o Macaco da savana, o Chacal, as Zebras e a Reserva Parcial do Búfalo preenchem ainda o seu roteiro turístico, assim como o célebre Morro do Sombreiro a partir do qual se torna possível conferir os encantos e recantos da costa benguelense.

Ocupando dois mil e cem quilómetros quadrados de área, Benguela Limita a Norte com o município do Lobito, a Sul com o município da Baía Farta, a Este com os municípios do Bocoio e de Caimbambo e a Oeste com o Oceano Atlântico. Divide-se em seis comunas: Zona A, Zona B, Zona C, Zona D, Zona E e Zona F.

O município possui uma população estimada em mais de 750 mil habitantes. Cavaco é o nome do principal que serpenteia a localidade, cujos habitantes falam, além do português, o Umbundo, uma das línguas nacionais de Angola.

Nos últimos tempos foram reabilitadas e construídas novas salas de aulas que permitiram inserir um elevado número de crianças fora do sistema normal de ensino. Ainda no sector da Educação se destaca o início da reabilitação do Liceu Comandante Kassange, por onde passaram muitos dos actuais dirigentes do país, e cuja estrutura arquitectónica chama a atenção do observador atento.

O ensino médio contempla a formação nos distintos institutos politécnicos nas áreas da educação, saúde, mecânica, electricidade, informática, economia, frio, construção civil, entre outras. Já o ramo superior está representado pela Universidade Rei Katyavala Buila (estatal), com os cursos de Pedagogia, História, Psicologia, Geografia, Matemática, Linguística Francesa e Inglesa, Economia e Gestão, Direito, Engenharia, Informática e Educação Especial, além dos pólos das Universidades Jean Piaget, Lusíadas, Católica de Angola.

No capítulo económico, a cidade conta com dezenas de agências bancárias, nomeadamente, a dos bancos Comércio e Indústria (BCI), Internacional de Crédito (BIC), Fomento Angola (BFA), de Poupança e Crédito (BPC), Africano de Investimentos (BAI), Banco Sol, Novo Banco, Millenium, Espírito Santo de Angola (BESA), Totta, Privado Atlântico, Comércio de Angola, (BCA) cuja acção tem sido preponderante para o progresso célere da região.

Benguela, à semelhança dos oito restantes municípios da província, apresenta um grande potencial agrícola devido à estrutura dos seus solos e à suas condições hidrográficas. A actividade agrícola é predominada pela banana, milho, batata rena, batata-doce, abacaxi, feijão, mandioca, hortícolas, manga e cana-de-açúcar.

No ramo pecuário, Benguela dispõe de um forte potencial para a criação de gado bovino, suíno, caprino e avícola, sendo ainda um centro piscatório de referência. Quer a pesca industrial, quer a artesanal assumem uma importância no contexto socioeconómico da cidade. Abundam nos seus mares espécies como o cachucho, garoupa, corvina, carapau, sardinha e cavala.

Com a recuperação das vias rodoviárias entre Benguela e os restantes centros urbanos do país aliada à nova dinâmica do Porto do Lobito e a reabilitação dos Caminhos-de-ferro de Benguela, a região vem assumindo o seu posicionamento estratégico enquanto importante centro económico do país e da região sul de África.

O sector hoteleiro é composto por hotéis, pensões, hospedarias, restaurantes e similares. A diversão nocturna passa também pelas discotecas, boites, pelos centros recreativos e dancings. Há agências de viagens e rent-a-car. Às noites, a cidade fica iluminada e verde dos jardins desfilam a sua beleza, animando os munícipes e turistas.

Quanto à Saúde, há a citar o Hospital Provincial de Benguela, O Centro Oftalmológico Internacional, A Casa de Saúde “Boa Vista”, existindo, para além destas estruturas, centros de saúde públicos, clínicas privadas e farmácias.

Benguela é reconhecidamente terra de artistas. Entre os “filhos da terra” que se evidenciaram no domínio das artes contam-se a poetisa Alda Lara, o escritor Artur Pestana “Pepetela”, “Dário de Melo”, “Nuno de Menezes”e “Raul David”.

A região é rica em monumentos históricos, de entre os quais as igrejas da Nossa Senhora do Pópulo, da Sé Catedral, da Nossa Senhora da Graça, o Largo da Peça, a Rua 11,do bairro Benfica, onde viveu o poeta e escritor Alves de Almeida Santos, o museu de arqueologia, que no passado havia sido a Companhia do Cabo Submarino, instalado durante a Conferência de Berlim para fornecimento de informações.

2 comentários:

  1. A imagem do texto é do Morro dos 2 Irmãos em Fernando de Noronha, Brasil.
    É uma imagem linda, como Benguela, porém, não deve ser usada neste texto.

    Nelson Correia, Benguelense e morando atualmente no Brasil e que já mergulhou próximo ao Morro dos 2 Irmãos entre barracudas e sardinhas, águas limpas como da baia dos elefantes em Angola.

    ResponderEliminar
  2. Sou criativa para programas infantojuvenis, fiquei encantada com o texto, embora faltem mais informações, na minha opinião devia ser ilustrada com as paisagens benguelense, Caotinha, Baia Azul, Baia Farta entre outras, as ruas floridas pelas Acácias Rubras, muitas delas centenárias.

    ResponderEliminar